31 de outubro de 2010

Nunca Te Detenhas


Tenha sempre presente que a pele se enruga, o cabelo embranquece, os dias convertem-se em anos...

Mas o que é importante não muda: a tua força e convicção não têm idade.
Atrás de cada linha de chegada, há uma de partida.
Atrás de cada conquista, vem um novo desafio.

Enquanto estiveres vivo, sente-te vivo.
Se sentes saudades do que fazias, volta a fazê-lo.

Não vivas de fotografias amarelecidas...
Continua, quando todos esperam que desistas.

Não deixes que enferruje o ferro que existe em ti.
Faz com que, em vez de pena, tenham respeito por ti.

Quando não conseguires correr através dos anos, trota.
Quando não conseguires trotar, caminha.
Quando não conseguires caminhar, usa uma bengala.

Mas nunca te detenhas!!!

Madre Tereza de Calcutá

24 de outubro de 2010




"CADA DIA É UM SHOW,
CADA DIA UM ESPETÁCULO.
SÓ NÃO O DESCOBRE QEM ESTÁ MORTALMENTE FERIDO PELO TÉDIO.

O DRAMA E A COMÉDIA ESTÃO EM NOSSO CÉREBRO.

BASTA DESPERTÁ-LOS."


Do Livro: O Vendedor de Sonhos / Augusto cury

19 de outubro de 2010

Cultive Teu Jardim



Cultive teu jardim nos corações que rodeiam o teu coração, a fim de que possas viver em eterno clima de primavera...

Afasta com cuidado as urzes da incompreensão e do egoísmo, semeando as flores da bondade nas almas que se aproximarem de ti.

Não te queixes do espinheiral que cresce em torno dos teus passos...

Antes, aprende a manejar a enxada do devotamento, ao suor do trabalho que te espera em toda parte! Não cultives, no entanto, na expectativa de imediato florescer do teu esforço...

Observa que, em a Natureza, tudo obedece a um espírito de seqüência que não te será lícito desconsiderar.

Planta as tuas flores de alegria e de esperança, entregando o seu crescimento a Deus, na estação que lhe seja propícia...

Zela para que as ervas daninhas não sufoquem o promissor canteiro de teus sonhos, mantendo-te vigilante ao longo de teus dias sobre a Terra.

Não te retrais na tarefa, diante do sol causticante da ingratidão, e nem reclames da dureza do solo que és chamado a cultivar.

Sob a chuva benfazeja da Misericórdia Divina, as flores do teu abençoado jardim haverão, um dia, de espalhar o seu perfume sobre a Terra inteira!...

Meimei

18 de outubro de 2010

A verdadeira e plena auto-estima

"Autoestima, sobretudo, é uma experiência íntima, um sentimento construtivo, uma consciência que se autoafirma, um conceito positivo que se elabora a respeito de si mesmo, embasado em atitudes corretas, éticas e na integridade do caráter; é o respeito e o apreço da pessoa por si mesma”.

O estado de “espírito” tem grande influência sobre o bem-estar e a saúde. A tristeza, o medo, a raiva, os aborrecimentos, a mágoa, as preocupações e uma autoestima baixa podem muito afetar desfavoravelmente a saúde. Por outro lado, a alegria de viver, a despreocupação, o descanso e uma autoestima positiva têm efeitos muito benéficos.

Cada vez mais, a neurociência evidencia o fato de que aquilo que se pensa e se sente exerce enorme influência sobre o funcionamento de todo o organismo. Tais estados psíquicos atuam fisiologicamente sobre vários sistemas: nervoso, circulatório, digestório, glandular, tegumentar, etc.. Pensando bem, a autoestima é um dos fatores que mais influi no desenvolvimento pessoal, no bem-estar e na saúde integral.

Não raro, conceitua-se erroneamente o termo autoestima e é importante apreender-se seu verdadeiro significado, que nada tem a ver com vanglória, presunção infundada, jactância, arrogância, insolência, orgulho, ostentação, vaidade, egoísmo e ausência de atitudes concretas edificadoras. Muitas vezes, pode-se até cultivar o pensamento de que se é capaz, melhor, inteligente, habilidoso, não obstante, sem a demonstração, no diário viver, de atitudes concretas de tais habilidades.

A verdadeira autoestima não valoriza o eu e o egoísmo, mas é a expressão da consciência e da sabedoria que habita o ser.

Autoestima

A palavra “estima” (do latim aestimare) significa apreço, valor, afeição, gostar de, apreciação favorável de uma pessoa ou de uma coisa, amizade, consideração etc.. autoestima, sobretudo, é uma experiência íntima, um sentimento construtivo, uma consciência que se autoafirma, um conceito positivo que se elabora a respeito de si mesmo, embasado em atitudes corretas, éticas e na integridade do caráter; é o respeito e o apreço da pessoa por si mesma.

A autoestima, sem dúvida, é a base da idoneidade, do desenvolvimento espiritual e das potencialidades interiores, da saúde e da serenidade interior. Diariamente, há a necessidade da conscientização de sua importância e, portanto, de seu cultivo. É preciso nutri-la, despertá-la e aperfeiçoá-la.

A autoestima nada tem a ver com o egoísmo, com o sentimento ou a atitude de excessivo apego aos próprios interesses, em detrimento dos interesses dos outros. A função primordial do sistema imunológico é o de proteger o organismo contra as diversas infecções e contra o desenvolvimento de câncer. A autoestima tem função análoga, a de proteger a pessoa dos perigos, das agressões, dos desrespeitos, da vulnerabilidade, dos sofrimentos, etc.. Assim, quando alguém se valoriza e se respeita. Ou seja, tem a consciência da importância de seus valores pessoais, deixa-os transparecer naturalmente a outras pessoas, através de seu jeito de ser, de suas atitudes; também, passa a escolher com mais critério as pessoas com as quais, obviamente, identifica-se e com as quais necessita de relacionar-se como, por exemplo, patrão, empregados, amigos, parentes, vizinhos, etc..

Autoestima: mecanismo de autopreservação do organismo

A autoestima pode ser vista como um senso ou mecanismo natural e necessário de autopreservação e defesa do próprio organismo e da consciência que o habita.. A autoestima positiva torna os seres humanos melhores e mais conscientes em relação à vida. Quem tem uma autoestima positiva é mais sábio, pacífico e não vê a natureza, o seu semelhante com indiferença e como ameaça.

Pode-se dizer que existem três tipos de autoestima:

(1). autoestima positiva: não é competitiva e nem comparativa. É constituída de dois importantes sentimentos, o de capacidade (de que se é capaz) e o de valor (de que se tem qualidades, de que se é pessoa valiosa, na medida do esforço de aperfeiçoamento). É resultante da confiança, do respeito e do apreço que uma pessoa possa cultivar em relação a si mesma.

(2). autoestima relativa: oscila entre o sentir-se apta e não, valiosa e não, “acertada” e “desacertada” como pessoa; tais incoerências se manifestam nos sentimentos e nas atitudes; às vezes, a pessoa age com sensatez, às vezes, com imaturidade, reforçando-se assim a sua insegurança. A supervalorização das próprias capacidades revela uma autoestima confusa e não um excesso de autoestima.

(3). autoestima baixa: caracteriza-se pelo sentimento de inferioridade e de incapacidade pessoal, de insegurança, de dúvidas a respeito de si mesma, de culpa, pelo medo de viver plenamente, pela sensação de que o que se é não seja suficiente, pelo baixo aproveitamento nos estudos ou no trabalho, pela imaturidade afetiva, pelas relações interpessoais destrutivas, etc..

É necessário que cada pessoa avalie e reflita profundamente a respeito de sua autoestima, pois nem sempre os sentimentos de uma autoestima deficiente são reconhecidos e admitidos.

Autoestima, êxito e fracasso

Desenvolver uma consciência saudável a respeito de si mesma é de grande importância para a própria vida e para as outras pessoas, pois a autoestima positiva torna a pessoa perspicaz, zelosa, capaz, benevolente, apta, generosa, saudável e valiosa perante à vida e aos seus semelhantes. A forma como alguém se sente intimamente influencia os diversos aspectos de sua existência, desde a maneira como age no trabalho, em casa, na escola, nos relacionamentos, no amor, no sexo, até na paternidade, na maternidade, nas possibilidades de aperfeiçoamento na vida... Portanto, a autoestima positiva é a chave para o despertar da consciência, do êxito ou do fracasso.

Infância

Na infância, o amor, o apreço, o respeito, a segurança, o apoio e o incentivo dos pais e educadores são indispensáveis para a elaboração de uma autoimagem positiva e saudável. No entanto, a contribuição negativa das pessoas, as críticas, o ciúme, o autoritarismo dos pais, as companhias destrutivas, o descuido com a integridade e a honestidade, a falta de responsabilidade e de disciplina, dentre outros fatores, podem afetar negativamente a autoestima.

Juventude

Na juventude, as pessoas podem alimentar ou prejudicar a confiança e o respeito do jovem por si mesmo, se o respeitam ou não, se o amam ou não, se o valorizam ou não e o estimulam ou não a ter confiança em si. Apesar do que possa acontecer na vida, a pessoa é plenamente capaz de libertar-se das experiências desastrosas e de desenvolver uma autoestima positiva, se assim, verdadeiramente, almejar.

Alguns sinais, sintomas e comportamentos refletem uma autoestima baixa (com exceção dos distúrbios fisiológicos): inaptidão para a vida, insegurança, sentimento de inferioridade, sentimento de “desacerto”, angústia, depressão, medo de relacionamentos, o abuso do álcool, o tabagismo, o uso de drogas, o baixo aproveitamento escolar e o baixo rendimento no trabalho, o descaso com a saúde, os hábitos dietéticos errôneos, o maltrato às mulheres, o maltrato aos homens, uma vida sexual promíscua, a violação de menores, toda forma de violência e agressividade, as disfunções sexuais, a imaturidade afetiva, o suicídio, os crimes violentos, etc..

Quando se pensa em autoestima, não se deve relacioná-la ao amor próprio exagerado ou ao sentimento de que se é melhor ou superior aos demais.

Por Gilberto Coutinho, terapeuta naturopata com formação em Medicina Tradicional Indiana

16 de outubro de 2010

...


...

“Solidários, seremos união. Separados uns dos outros seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.”

Bezerra de Menezes

Dez Maneiras de Amar a Nós Mesmos

1 - Disciplinar os próprios impulsos.

2 - Trabalhar, cada dia, produzindo o melhor que pudermos.

3 - Atender aos bons conselhos que traçamos para os outros.

4 - Aceitar sem revolta a crítica e a reprovação.

5 - Esquecer as faltas alheias sem desculpar as nossas.

6 - Evitar as conversações inúteis.

7 - Receber o sofrimento o processo de nossa educação.

8 - Calar diante da ofensa, retribuindo o mal com o bem.

9 - Ajudar a todos, sem exigir qualquer pagamento de gratidão.

10 - Repetir as lições edificantes, tantas vezes quantas se fizerem necessárias, perseverando no aperfeiçoamento de nós mesmos sem desanimar e colocando-nos a serviço do Mestre Jesus, hoje e sempre.

André Luíz

11 de outubro de 2010

Revolução da Alma


Ninguém é dono da sua felicidade, por isso não entregue sua alegria, sua paz sua vida nas mãos de ninguém, absolutamente ninguém.

Somos livres, não pertencemos a ninguém e não podemos querer ser donos dos desejos, da vontade ou dos sonhos de quem quer que seja.

A razão da sua vida é você mesmo. A tua paz interior é a tua meta de vida, quando sentires um vazio na alma, quando acreditares que ainda está faltando algo, mesmo tendo tudo, remete teu pensamento para os teus desejos mais íntimos e busque a divindade que existe em você.

Pare de colocar sua felicidade cada dia mais distante de você.

Não coloque o objetivo longe demais de suas mãos, abrace os que estão ao seu alcance hoje. Se andas desesperado por problemas financeiros, amorosos, ou de relacionamentos familiares, Busca em teu interior a resposta para acalmar-te, você é reflexo do que pensas diariamente. Pare de pensar mal de você mesmo, e seja seu melhor amigo sempre.

Sorrir significa aprovar, aceitar, felicitar. Então abra um sorriso para aprovar o mundo que te quer oferecer o melhor.

Com um sorriso no rosto as pessoas terão as melhores impressões de você, e você estará afirmando para você mesmo que está "pronto“ para ser feliz.

Trabalhe, trabalhe muito a seu favor. Pare de esperar a felicidade sem esforços. Pare de exigir das pessoas aquilo que nem você conquistou ainda.

Critique menos, trabalhe mais. E, não se esqueça nunca de agradecer.

Agradeça tudo que está em sua vida nesse momento, inclusive a dor.

Nossa compreensão do universo, ainda é muito pequena para julgar o que quer que seja na nossa vida.

A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las.


Aristóteles

7 de outubro de 2010

Sintonia Perfeita! Como não compartilhar?



Não tenho as palavras certas para descrever este vídeo.
O poder Divino do "Criador" é realmente inimaginável.
Tudo que realmente é verdadeiro é eterno.
Como o amor, as palavras, os ensinamentos e nossa alma!

Na vida, por mais difícil que seja o momento que enfrentemos,
este passará. E no fim da escalada, no topo da montanha,
o sol brilha imponente e majestoso nos esperando com sua luz e calor.

4 de outubro de 2010

...


Bendito quem inventou o belo truque do calendário,

pois o bom da segunda-feira, do dia 1º do mês e de cada ano novo

é que nos dão a impressão de que a vida não continua,

mas apenas recomeça…


Mário Quintana